gallery/logo_site

Excelência em Capacitação de Operadores Sociais em América Latina

Grupo de Estudos do SUAS

 

Apresentação

A partir do estabelecido na Constituição Federal do Brasil (art.194) e de acordo com a lei Orgânica de Assistência Social, LOAS, a assistência social, é direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. (LOAS, art. 1o)

Esse conjunto integrado se concretiza em um sistema único, baseado na noção de território, com foco de trabalho nas famílias e ações ordenadas sob o princípio matricial, organizado com base na gestão compartilhada das ações entre o Estado e a sociedade civil, sob coordenação e primazia do primeiro, na atribuição de competências técnicas e políticas diferenciadas para as diferentes esferas federativas, e no cofinanciamento das ações entre elas. (MDS, 2009)

O Sistema Único de Assistência Social é  orientado para a garantia de atenção diferenciada nos níveis de proteção básica e especial, sendo esta de média e alta complexidade, ofertando serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visam tanto prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, como contribuir para o enfrentamento das situações de violação de direitos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A realidade na qual se desenvolvem os indivíduos e famílias no Brasil se torna cada vez mais complexo, o que requer que profissionais e equipes estejam buscando saídas criativas e se mantenham na constante busca de conhecimentos, técnicas e métodos para atingir os objetivos.

É com o objetivo de favorecer processos reflexivos sobre teoria e prática, metodologias e técnicas, que organizamos o Grupo de Estudos do SUAS.

Objetivo

Gerar espaços de fortalecimento da capacidade reflexiva sobre o SUAS, identificando caminhos criativos e cientificamente sustentados de trabalho com indivíduos, famílias e territórios.

Funcionamento

Cada Grupo de Estudos tem início no mês de março de cada ano e duração de 6 meses, tempo em que não será possível a entrada de novos membros.

Cada grupo será composto por um mínimo de 15 e um máximo de 30 participantes, buscando a composição de diversidade de experiencias e vivencia que possam enriquecer o debate.

Participação

Podem participar profissionais que atuam diretamente em serviços  ou na gestão do SUAS, assim como docentes universitários de carreiras afins que lecionem matérias relativas ao SUAS.

Interessados devem enviar um e-mail para grupodeestudosSUAS@conscienciasocial.net.

Será enviado um questionário com o respectivo prazo para envio. A inscrição dependerá da análise das respostas recebidas e das vagas disponíveis.


Valor da Inscrição

A participação não tem um preço, mas sim uma contraprestação. Isto consiste em uma lógica de reciprocidade que busca tirar o foco do monetário e visa dar valor ao que as pessoas podem fazer e oferecer a partir de suas capacidades e talentos.

Cada participante terá que definir o que poderá fazer como parte da contraprestação do serviço que a que gestora do grupo oferece.

Toda contraprestação deverá estar associada ao objetivo do Grupo de Estudos e pode ser, entre outras:

  • Gerar conhecimento sobre o SUAS e divulgar no Blog: resenha de livros, artigos, resenha de filmes que possam ser utilizados com a população, etc.
  • Organização de grupos de estudos na localidade onde trabalha;
  • Organização de evento local para debate sobre os temas estudados;
  • Produzir artigos acadêmicos sobre os temas debatidos para revistas cientificas;
  • Participação em evento cientifico com temas debatidos no grupo;
  • Entre outros.

Estrutura do Grupo de Estudos

Os encontros serão mensais e on-line, totalizando 6 encontros.

Até uma semana antes do encontro será identificado um texto de referência que precisará ser lido e a respectiva ficha de leitura preenchida e enviada antes do inicio da discussão mensal.

A participação na discussão mensal será mensurada pelos comentários realizados no espaço virtual (em resposta à tarefa disparadora disponibilizada pela equipe gestora) e na interação realizada com outros participantes.

Os encontros durarão 3 dias e a participação poderá ser realizada durante esses dias no horário em que o participante achar pertinente.

 

Certificação

Para aqueles que cumprirem com todos os requisitos, será oferecido um certificado de conclusão com um total de 80 horas/aula.

Os requisitos para tal são:

1. Fazer a inscrição, respondendo o questionário, acordando a contraprestação e tendo a inscrição validada pelo grupo gestor;

2. Cumprir com o estabelecido para a participação dos debates:

  • Leitura do texto do mês;
  • preenchimento e envio da ficha de leitura
  • participação nos encontros online com no mínimo 2 comentários fundamentados em cada mês. 
  • A participação mínima para ter direito ao certificado é de 75% das atividades, ou seja, faltar no máximo em 1 encontro.

3. Realização da contraprestação dentro do estabelecido entre as partes.

 

Maiores informações: grupodeestudossuas@conscienciasocial.net

 

Importante: O uso no slogan, logotipo ou nome da Consciência Social fica atrelado à expressa autorização da diretora técnica, por escrito.

 

gallery/img_20180524_095222159
gallery/20